O método Pimsleur e conhecido por basear-se em um sistema de aprendizagem através de áudios; Um método que analisamos e viemos responder a pergunta chave:
E possível aprender espanhol com áudios? Veja e descubra abaixo se o método Pimsleur e eficaz ou não!
O sistema de aprendizado do Pimsleur (conhecido como método Pimsleur ou abordagem Pimsleur) é um método desenvolvido por Paul Pimsleur, um acadêmico do campo da linguística aplicada. Que desenvolveu o sistema de aprendizado de idiomas Pimsleur, que, teve um significativo efeito sobre as teorias de aprendizado e ensino de idiomas. Todavia, quais são as principais ideias deste método de aprendizado?
Seu sistema é baseado em quatro pilares centrais: antecipação, recuperação de intervalo graduado, vocabulário básico e aprendizado orgânico. Mas, qual seria o diferencial deste método, afinal? O sistema e baseado em áudios. Na qual o ouvinte (no caso você, estudante) ouve frases e as repete espaçadamente, repetindo várias vezes em um jogo de memória, onde o orador lança a frase e você junto com a gravação repete.
Metodologia:
- O aluno ouve uma gravação na qual os falantes nativos falam frases
- Em intervalos variados, o aluno é solicitado a repetir uma frase depois que o orador termina.
- O aluno é então apresentado a uma nova frase e o significado é explicado.
- Depois de repetir várias vezes, o aluno é solicitado a repetir uma frase anterior, além de integrar o vocabulário da nova.
- Mais frases novas são introduzidas, enquanto frases antigas são solicitadas em intervalos cada vez maiores.
- O que achamos da abordagem Pimsleur?
No geral, o método criado por Paul Pimsleur consegue proporcionar um excelente aprendizado para iniciantes na língua espanhola, porque traz nativos pronunciando o idioma e a repetição constante de frases ajuda a você reter aquele conhecimento e todo o conteúdo apresentado. Além disso, há uma versão um pouco mais antiga que contém audiolivros baseados no método Pimsleur que foi desenvolvida pela Pimsleur Language Programs e publicada pela Simon & Schuster.
O sistema, atualmente embalado pela Simon & Schuster, é composto de várias aulas de áudio de 30 minutos. Ou seja, é um material completo que se encontra focado em você desenvolver a fala, ao invés da proficiência em leitura. Entretanto, tudo o que aprendemos precisa ser praticado diariamente para que possamos sempre ter o uso daquilo que estamos aprendendo, ou seja, estude e coloque em prática todo o conteúdo ouvido nos áudios e se possível ouça várias vezes e repita quantas vezes forem necessárias para a sua compreensão e retenção daquele conteúdo.
Por fim, respondendo a pergunta inicial: Sim, é possível aprender espanhol com áudios e principalmente pelo método Pimsleur, que sempre lhe dará um tempo espaçado para você responder/repetir a pergunta. Logo após esse tempo o orador dirá a resposta correta e você juntamente poderá repetir com ele e assim ouvir se você está pronunciando corretamente a frase. Mais note que esse curso é feito de maneira ativa, ou seja, você precisa repetir em conjunto e em voz alta para escutar se a sua pronúncia está de acordo com o áudio. Não adianta ouvir e não repetir.
A única desvantagem, creio que, seja o fato da abordagem ser somente em áudio, podendo ser uma limitação para você estudante que deseja desenvolver também a leitura e a escrita. O ideal é realizar uma aula por dia, mas o método e fluído e dependendo dá para fazer duas aulas por dia, sem problemas! Vale muito a pena investir neste aprendizado e no método Pimsleur.
OBS:
Os áudios do Pimsleur são em Inglês, mesmo o curso sendo de Espanhol. O que para alguns pode ser considerado uma desvantagem, pois exige um nível básico de conhecimento da língua Inglesa. Nós consideramos um ponto positivo, pois aprender um idioma por outro te força a praticar a compreensão do inglês. E se já deseja aprender inglês aprenda espanhol através dele e vice-versa!
Comentários
Postar um comentário