O espanhol é um dos idiomas mais falados do mundo. Atualmente mais de 400 milhões de pessoas falam espanhol, sendo considerada a segunda língua mais falada em todo o mundo.
E, é considerada também a segunda língua de comunicação mais falada, atrás apenas da língua inglesa.
A língua espanhola é a língua oficial da Espanha e de diversos países da América Latina (exceto Brasil, Haiti, Guianas e algumas ilhas caribenhas), das Filipinas e da Guiné Equatorial. Conhecido como castelhano, o espanhol tem origem no latim vulgar, nos séculos do Império Romano na Península Ibérica (Espanha e Portugal)
- A origem da Língua Espanhola
O castelhano (castellano) / espanhol (español) é uma língua românica ocidental do grupo ibero-românico que evoluiu a partir de vários dialetos do latim falados no centro-norte da Península Ibérica por volta do século IX. A origem da língua espanhola pode ser dividida em três períodos:
- Medieval ou castelhano antigo (século X ao XV);
- Espanhol Moderno (entre os séculos XVI e XVII;
- Espanhol Contemporâneo: a partir da fundação da Real Academia Espanhola até os dias atuais.
Mesmo derivado do latim, a língua espanhola possui algumas palavras que advém de outras línguas pré-latinas, como o grego, o euskera ou o celta. No meado do século XV, o castelhano se expandiu por toda a América e sofreu diversas modificações, devido a questões geográficas, culturais e sociais de cada região.
- O Espanhol na atualidade
Atualmente o espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo. Com mais de 400 milhões de falantes, a língua espanhola cresce a cada ano em número de estudantes que aprendem o idioma como uma língua estrangeira, sendo superado apenas pelo Inglês. A sua importância também reside no fato de que é um dos seis idiomas oficiais da ONU (Organização das Nações Unidas), além de ser uma das línguas oficiais da União Europeia. E para o Brasil o espanhol é importante, pois é, a língua oficial do MERCOSUL ao qual o Brasil integra como país membro ao lado da Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e dentre outros países da América Latina.
Comentários
Postar um comentário